Como a ISO 9001 pode beneficiar minha empresa?

Principais benefícios da ISO 9001 para sua empresa

1. Equipe alinhada e motivada
A motivação e o alinhamento da equipe promovem o grande diferencial competitivo para qualquer empresa. Na certificação ISO 9001, os objetivos são alinhados e os pensamentos trabalham em conjunto para a empresa como um todo.
Ao decidir implementar a ISO 9001, a empresa está apostando no futuro, tanto seu quanto de seus colaboradores, mostrando que não está parada no tempo e que não deseja ficar estagnada no mercado. Melhorias sempre precisam ser realizadas e, com o incremento da ISO 9001, todo e qualquer colaborador estará mais disposto e mais motivado a trabalhar, rever conceitos e sugerir melhorias.
2. Conseguir a satisfação do cliente
Um dos principais benefícios da ISO 9001 proporciona é a garantia da qualidade, o que leva à satisfação do cliente, e esse deve ser o foco principal de qualquer negócio que queira progredir.
A ISO 9001 proporciona ferramentas que levam a conhecer os valores, as expectativas, o estilo de vida, comportamento e opiniões dos seus clientes, fazendo com que o foco do negócio seja o cliente e, para que esteja satisfeito, o produto que você oferece deve atender a tudo isso.
Com o conhecimento de tudo o que envolve o cliente, o empresário será capaz de monitorar os elementos necessários para criar valor para o cliente: a qualidade, o bom relacionamento, o desempenho, o preço e os benefícios, conseguindo também monitorar sua satisfação.
A ISO 9001 trabalha com ferramentas que geram uma fórmula considerada mágica, mas que é muito mais simples do que se imagina: a Satisfação do Cliente junto com a Fidelização do mesmo, que irá gerar um Relacionamento Duradouro e trazendo Lucro para a empresa.
3. Conquista de novos negócios
Com a constante busca de melhoria de imagem perante os clientes e sua consequente satisfação, a ISO 9001 dá condições de refletir também a melhoria na gestão da qualidade, mostrando que a empresa se preocupa com essa imagem e que busca sempre melhorar, estando aberta a novas oportunidades e parcerias.
Temos de considerar também que existem nichos de mercado onde quem não possui uma certificação não consegue competir. Assim, se você deseja ampliar a capacidade de sua empresa, se deseja progredir continuamente, buscando novos empreendimentos, a ISO 9001 é a chave para lhe abrir essas portas.
4. Principais benefícios da ISO 9001 para os negócios
Ao considerarmos os aspectos internos da implementação da ISO 9001, veremos que o sistema de gestão da qualidade consegue trazer também melhorias a longo prazo, pois as ações são realizadas em ciclos, com a tendência de manter um histórico de comportamento nos processos com sua consequente evolução.
Aplicando os requisitos fornecidos pelas normas da ISO 9001 na tomada de decisões da organização, o empresário consegue sucesso na melhoria contínua da qualidade, como podemos ver a seguir:
1. Organização interna
Com as normas da ISO 9001 é necessário criar um fluxo de informações que possa passar de setor em setor de maneira mais ordenada. É possível identificar os problemas que travam os processos, tratá-los e eliminá-los antes que possam prejudicar qualquer atividade da empresa.
2. Desempenho dos Negócios
A melhoria do desempenho nas negociações ajuda os gestores a também melhorar o desempenho da organização como um tanto, tanto internamente quanto à frente dos concorrentes. Pela normas da ISO 9001, todas as atividades da organização passam a ser monitoradas, acompanhadas, com seus resultados aparecendo a curto, médio ou longo prazo.
3. Desempenho Comercial
A certificação ISO 9001 também traz normas que são aplicadas ao marketing, alavancando a reputação da marca e da empresa, demonstrando que a organização está comprometida com padrões internacionais de qualidade devidamente reconhecidos e também com o compromisso da melhoria contínua.
4. Redução de Desperdício
O gerenciamento de materiais, a eficácia na produção e a economia gerada com o acompanhamento dos processos trazem imediatamente benefícios financeiros. O controle de não conformidades tem como consequência a redução de retrabalho
5. Satisfação do Cliente
Em consequência disso tudo, a ISO 9001 promove, também através de suas normas, a satisfação do cliente, mostrando e assegurando ao mesmo que suas necessidades são levadas em consideração e são atendidas. Através disso, a organização melhora sua imagem e seu desempenho perante os clientes.
6. Controle da Organização
A organização da empresa, através das normas da ISO 9001, consegue se antecipar aos problemas que possam ocorrer nos processos, resolvendo-os antes que aconteçam efetivamente, permitindo que se tenha uma visão prévia das possíveis falhas e das melhorias que devem ser atingidas.
Você, como empresário, deve entender, no entanto que a certificação no papel não resolve por si própria todos os problemas. A implantação da ISSO 9001 pressupõe, antes de tudo, muitos desafios e muito aprendizado, que irão se traduzir nos resultados que se espera da empresa.