• Atendemos todo o Brasil

O objetivo desta Norma é permitir que as organizações estabeleçam os sistemas e processos necessários para melhorar o desempenho energético, incluindo a eficiência energética, uso e consumo. A implantação desta Norma se destina à redução nas emissões de gases de efeito estufa e outros impactos ambientais relacionados à energia e os custos/economia que esse sistema de gestão de energia promoverá. Esta Norma é aplicável a todos os tipos e tamanhos de organizações, independentemente de condições geográficas, culturais ou sociais. A implementação bem sucedida depende do comprometimento de todos os níveis e funções da organização e, especialmente, da gestão de topo.

Esta Norma especifica os requisitos do sistema de gestão de energia (EnMS), sobre os quais uma organização pode desenvolver e implementar uma política energética e estabelecer objetivos, metas e planos de ação que levem em conta os requisitos legais e informações relativas ao uso significativo de energia. Um EnMS colabora para que uma organização atinja seus compromissos políticos, tome as medidas necessárias para melhorar o seu desempenho energético e esteja de acordo com os requisitos da Norma.

A ISO 50.001 é baseada no modelo de sistema de gestão de melhoria contínua, também utilizado para outros padrões bem conhecidos, como ISO 9001 e ISO 14001. Isto facilita para as organizações integrarem o gerenciamento de energia em seus esforços a fim de melhorar a qualidade e gestão ambiental.

As vantagens

A simples implementação ou manutenção do sistema de gestão já pode ser vista como uma vantagem, pois com seu funcionamento regular a organização tem uma redução com gastos, um aproveitamento melhor e um fornecimento mais seguro com relação à energia.

A redução de gases poluentes emitidos é um benefício paralelo, levado em consideração os mercados de carbono, regionais em acensão, pode ser usada para a construção de uma melhores vantagens para a organização praticante.

Funcionalidade

Como já é utilizado em outros padrões já conhecidos, a norma ISO 50001 também é baseada no modelo de sistema de gestão de melhoria contínua. Facilitando para as organizações o gerenciamento de energia em seus esforços a fim de melhorar a qualidade e gestão ambiental.

As exigências da ISO 50001 para as organizações:

  • Desenvolver uma política para o uso mais eficiente da energia;
  • Fixar metas e objetivos para atender a essa política;
  • Criar (se ainda não existe) e usar os dados internos para melhor compreender e tomar decisões sobre o uso de energia;
  • Medir os resultados;
  • Rever como a política funciona;
  • Melhorar continuamente a gestão da energia.