ISO 9001 para transportadora, quais os benefícios?

CERTIFICAÇÃO ISO 9001 PARA TRANSPORTADORA, DESCUBRA COMO INICIAR ESSE PROCESSO E QUAIS OS BENEFÍCIOS DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO CORPORATIVA NO MERCADO DE LOGÍSTICA

A gestão de uma empresa é feita em dois planos: estratégico e operacional. No estratégico define metas de médio e longo prazo, visando introduzir novos métodos de executar suas atividades, novos produtos, ou serviços, novos modelos de gestão, ou formas de relacionamento com clientes ou fornecedores. Objetiva aumentar sua lucratividade e competitividade nos mercados que atua ou pretende atuar. No plano operacional, necessita no dia a dia de processos que cumpram com seus objetivos e metas, que visem garantir a satisfação de clientes internos e externos.

Nos diversos projetos de certificação ISO 9001 para transportadora que conduzi nos meus mais de vinte anos de experiência á frente gestão da qualidade em empresas ou como consultor, e nos que conduzo hoje, procuro inicialmente difundir a idéia de que uma empresa, tal qual o corpo humano ou uma orquestra por exemplo, é uma rede de processos  integrados e que interagem com o objetivo comum de atingir os resultados esperados e satisfazer seus clientes. No caso dos exemplos acima, “a pessoa” é o cliente do sistema corpo humano e um dos objetivos seria “vida saudável”, a orquestra tem na “plateia” seu principal cliente que esperaria ter prazer ao ouvir a música.É claro que em ambos os exemplos há a relação cliente –fornecedor entre os diversos processos que interagem no corpo humano e entre os compartimentos da orquestra que influem na obtenção do resultado final.

E no caso da sua empresa ? o que será que seus clientes internos e externos, necessitam que seu negócio proporcione?

Com certeza sua empresa tem processos ligados a Vendas , Aquisições, Realização dos Serviços, TI, Manutenção, Gestão de Pessoas.

COMO AUMENTAR A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES E SER MAIS LUCRATIVA ATRAVÉS DA ISO 9001 PARA TRANSPORTADORA.

A definição de uma sequência lógica de atividades que transforma, com os recursos da empresa( financeiros , humanos e materiais) e com procedimentos, entradas ( ex. informações, materiais, insumos) em saídas( produtos ou serviços) com a capacidade de satisfazer clientes define Processo

A ISO 9001:2008 estabelece requisitos para que os processos da sua empresa sejam planejados, executados, avaliados e continuamente melhorados. Dessa forma fica fácil para você entender realmente o que é feito, identificar as variáveis que atuam nos processos, definir indicadores de desempenho que permitirão ações ao longo do tempo para melhorá-los.

O foco está em controlar os fatores de variação dos processos, como competência das pessoas, métodos, meios de medição, materiais, informações, equipamentos, com o intuito de  prevenir a ocorrência problemas, como por exemplo reclamações e retrabalhos,  (aumentar a eficácia) e evitar desperdícios de tempo, de materiais ou financeiros (melhorar a eficiência).

Bom agora eu te pergunto, qual melhor método para realizá-los e atingir suas metas ? Lembro que antes de você definir os métodos precisa  definir junto a seu cliente a meta , pois é ele que você quer atender, certo?

No transporte de cargas rodoviárias entre os principais benefícios que sua empresa pode obter adequando seu Sistema de Gestão conforme a ISO 9001 estáo: padronização e otimização dos processos de entrega, coleta, distribuição, sistemas de informação, armazenagem, e manutenção da frota, visando aumento da pontualidade das entregas e da disponibilidade da frota̧, a redução de volumes com avaria, perdidos, ou extraviados, a redução dos atrasos nas coletas, o aumento no total de pedidos processados corretamente pelo sistema de informações, a redução dos atrasos ou falhas no tempo de transferência de cargas planejado, a redução dos atrasos no tempo de distribuição por falha do motorista, a redução do número de devoluções de cargas por inconformidade na distribuição, e a redução do valor total das indenizações pagas no mês, referentes às avarias ou acidentes.