• RIO DE JANEIRO - SÃO PAULO

O que é Certificação ISO?

ISO refere-se a “International Organization for Standardization”, traduzido no Brasil como Organização Internacional de Normatização.

A sigla deveria ser IOS e não ISO, caso fosse observado a forma linear da grafia. No entanto, como para cada país de língua diferente existiria uma sigla, foi necessário criar um padrão internacional onde a organização receberia o mesmo nome. Portanto, os fundadores decidiram por utilizar ISO como termo oficial. Outro fator que contribuiu para a definição é a expressão em grego isos que corresponde a “igual”, o que se enquadra com o propósito da organização.

O objetivo da ISO é desenvolver preceitos que possam ser adotados por países do mundo inteiro, visando o encorajamento do comércio de bens e serviços. Neste sentido, a Organização traz uma série de normas para empresas de diferentes segmentos e tamanhos. Existem as normas da família ISO 9000 focadas no sistema de gestão de qualidade, a ISO 14001 voltada para o setor Ambiental, ISO 22000 relacionada à segurança dos alimentos, entre outras.

Para apontar e identificar empresas que estão em conformidade com as normas, existe a Certificação ISO, processo onde a empresa é avaliada para analisar se atende aos requisitos das normas correspondentes ao seu nicho de atuação. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a responsável pelo procedimento no Brasil. A certificação oferece garantia e legitimidade à corporação segundo padrões internacionais.

Conheça as principais normas da ISO
A ISO 9000 é uma série de cinco normas internacionais relacionadas a gerenciamento e garantia da qualidade da empresa. Nesta família estão contidas as seguintes ISO´s: 9000, 9002, 9003 e 9004. A mais abrangente é a ISO 9001 que incorpora todos os 20 elementos de qualidade da norma.

No que tange a normatizações relacionada às questões ambientais está a família ISO 14000. Ela especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite a organização desenvolver e praticar políticas e metas ambientalmente sustentáveis. A norma leva em conta aspectos ambientais influenciados pela organização e outros passíveis de serem controlados por ela.

Há também outras normas da Organização como a ISO 22000. Conheça detalhadamente cada uma delas pelo nosso site ou ligue no (21) 98196-9597 e converse com um dos nossos consultores para saber outras informações.

Read More

Como escolher uma empresa certificadora ISO?

Nesse post vou explicar como você pode estabelecer critérios para fazer a melhor escolha de um organismo de certificação, conhecido como as empresas certificadoras, e assim ter a melhor experiência possível.

É provável que você conheça algumas empresas certificadoras após sua pesquisa, mas o importante é verificar os seguintes pontos para uma boa escolha:

 

Organismo de certificação acreditado – Esse é o primeiro item que deve ser avaliado, um organismo de certificação para que possa certificar outras empresas também precisa ser “certificado”, para essa certificação, de acordo com os critérios de toda uma estrutura técnica, damos o nome de Acreditação, ou seja, o organismo de certificação deve ser acreditado pela norma ISO/IEC 17021 – Avaliação da conformidade – Requisitos para organismos que fornecem auditoria e certificação de sistemas de gestão. Assim, realmente seu certificado será válido.

Reconhecimento Internacional – Busque no site da empresa certificadora e em suas referências, se a empresa possui uma atuação internacional, as certificações ISO por si só já são um reconhecimento global, melhor ainda se a empresa certificadora da sua empresa também têm uma atuação internacional, se já certificou empresas em vários outros países e é realmente uma empresa multinacional.

Referência de outras empresas -Busque referências de outras empresas certificadas, converse com os responsáveis pelo processo e indague sobre como foi o atendimento, a auditoria, agilidade nas respostas, enfim, todo o processo que constitui uma avaliação de compra de um serviço, pois a certificação também deve ser tratado como tal.

Agilidade no atendimento –  Verifique esse item desde o primeiro contato, é muito comum o atendimento de alguns organismos de certificação ser lento e moroso, o que é lamentável, isso pode se tornar um problema para você quando precisar de uma agilidade maior no retorno de respostas como uma proposta comercial, agendamento de uma auditoria, dúvidas técnicas, etc.

Read More