ISO refere-se a “International Organization for Standardization”, traduzido no Brasil como Organização Internacional de Normatização.

A sigla deveria ser IOS e não ISO, caso fosse observado a forma linear da grafia. No entanto, como para cada país de língua diferente existiria uma sigla, foi necessário criar um padrão internacional onde a organização receberia o mesmo nome. Portanto, os fundadores decidiram por utilizar ISO como termo oficial. Outro fator que contribuiu para a definição é a expressão em grego isos que corresponde a “igual”, o que se enquadra com o propósito da organização.

O objetivo da ISO é desenvolver preceitos que possam ser adotados por países do mundo inteiro, visando o encorajamento do comércio de bens e serviços. Neste sentido, a Organização traz uma série de normas para empresas de diferentes segmentos e tamanhos. Existem as normas da família ISO 9000 focadas no sistema de gestão de qualidade, a ISO 14001 voltada para o setor Ambiental, ISO 22000 relacionada à segurança dos alimentos, entre outras.

Para apontar e identificar empresas que estão em conformidade com as normas, existe a Certificação ISO, processo onde a empresa é avaliada para analisar se atende aos requisitos das normas correspondentes ao seu nicho de atuação. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a responsável pelo procedimento no Brasil. A certificação oferece garantia e legitimidade à corporação segundo padrões internacionais.

Conheça as principais normas da ISO
A ISO 9000 é uma série de cinco normas internacionais relacionadas a gerenciamento e garantia da qualidade da empresa. Nesta família estão contidas as seguintes ISO´s: 9000, 9002, 9003 e 9004. A mais abrangente é a ISO 9001 que incorpora todos os 20 elementos de qualidade da norma.

No que tange a normatizações relacionada às questões ambientais está a família ISO 14000. Ela especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite a organização desenvolver e praticar políticas e metas ambientalmente sustentáveis. A norma leva em conta aspectos ambientais influenciados pela organização e outros passíveis de serem controlados por ela.

Há também outras normas da Organização como a ISO 22000. Conheça detalhadamente cada uma delas pelo nosso site ou ligue no (21) 98196-9597 e converse com um dos nossos consultores para saber outras informações.